No último 30 de maio, #30M, dia de mobilização nacional pela educação pública nas ruas, pesquisadores e estudantes participantes do Limbo estiveram presentes em roda de conversa na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte. A atividade foi proposta pela organização da IV Semana de Jornalismo da UFCA, que teve como tema “Jornalismo de dados: comunicação sem fatos?”.

Na ocasião estiveram presentes representantes de projetos de pesquisa, cultura e extensão da Universidade, socializando suas atuações e partilhando suas produções. Os objetivos do grupo Limbo foram expostos e estudantes puderam reconhecer possibilidades de diálogo. Equipes do programa de extensão B de Boa, com atuação no bairro Triângulo, e dos projetos de cultura Paraíba – feminilidades desviantes, Cocada Preta – experimento jornalístico de valorização dos povos negros e indígenas do Cariri, e Corte Seco – revista de audiovisual, compartilharam suas atividades e propostas em torno da visibilidade de seus temas.

Bolsistas de outros projetos de iniciação científica do curso de Jornalismo explanaram as principais contribuições de suas pesquisas. Em tempos em que a educação pública é alvo de desmonte, com redução sistemática de investimentos como bolsas de estudo, o encontro na praça, espaço público, não deixou também de ser uma ocupação política do ambiente. Com expressões da vida mental da universidade, a roda de conversa durante a tarde, em pleno #30M, marcou pelo pertencimento ao caráter público da educação, potencializado pela rede de trocas entre os presentes e transeuntes.