Alexandre Nunes
Professor da Universidade Federal do Cariri – UFCA no Ceará. Possui doutorado em Cultura e Sociedade (UFBA, 2019) e mestrado em Políticas Públicas (UECE, 2008) na área de Comunicação e Cultura. Atualmente é docente do setor de estudos de comunicação e cultura no curso de Jornalismo da UFCA. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Cultura e de Comunicação (CULT.com – UECE) e Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS -UFBA), onde participa da pesquisa “Outras políticas para o respeito às diferenças sexuais e de gêneros no Brasil hoje” (CNPq).
CV Lattes

Cauê Henrique Alves
Graduado em Jornalismo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, interessado em questões coloniais afrocentradas, estudos culturais e proposições dos estudos de imagem e semiótica. 
CV Lattes

Elane Abreu
Professora efetiva na Universidade Federal do Cariri (IISCA – UFCA), com doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO – UFRJ). Atua no setor de estudos Imagem e Comunicação Visual do curso de Jornalismo e participa de projetos de cultura e extensão que ampliam a relação experimental entre universidade e mundo. É líder do grupo de pesquisa Limbo – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (CNPq – UFCA) e membro do GICEU – Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiências Urbanas (CNPq – UFC). Em 2012, foi estudante visitante na New York University (NYU), onde desenvolveu estudos sobre fotografia, cidade e decadência. É autora do livro “A fotografia como ruína” (EDUFPE, 2010). Seus principais interesses são: imagem, visualidades, fotografia, cidades, artes, tecnologias e estéticas da comunicação.
CV Lattes

Emanoella Callou Belém
Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri – UFCA (2020), pós-graduada em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo SENAC-CE (2014) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2009). Desde de julho de 2012 trabalha como técnica do laboratório de fotojornalismo na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Coordenou de 2014 a 2018 o Projeto Diálogos com a Fotografia vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). Atuou de 2014 a 2016 como Assessora técnica do Núcleo dos Programas Institucionais de Extensão na Linha Temática Relação entre a Universidade e a Escola Básica da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). De dezembro de 2016 a março de 2018 atuou como Gerente da Divisão de Fotografia na Diretoria de Comunicação da Universidade Federal do Cariri-UFCA, e de abril de 2018 a março de 2020 ocupou o cargo de coordenadora de Jornalismo Institucional na Diretoria de Comunicação (Dcom/UFCA). De abril de 2020 a abril de 2021 assumiu a função de Chefe do Núcleo de Apoio à Divulgação e à Difusão da Extensão (Proex/UFCA). Atualmente é chefe do Núcleo da Divisão de Curadoria e Registros Imagéticos da Diretoria de Comunicação (DCOM/UFCA). Pesquisa e atua na área de Jornalismo, especialmente nas temáticas de fotografia, gênero e memória. .
CV Lattes

Hanna Menezes
Graduada em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN e especialização em Web Design. Mestra em Design pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG e servidora técnica em multimídia na Universidade Federal do Cariri – UFCA.
CV Lattes

Joedson Oliveira
Graduado em Jornalismo na Universidade Federal do Cariri – UFCA, com monografia “Benigna(s): a trajetória de um fenômeno imagético-miditático” (2019).
CV Lattes

Joubert Arrais
Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri – UFCA (Campus Juazeiro do Norte), vinculado ao curso de bacharelado em Jornalismo, setor de estudos Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte. Professor colaborador do Programa de Pós Graduação em Dança – PPGDanca, da Universidade Federal da Bahia – UFBA. Doutor em Comunicação e Semiótica – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2015, Capes/Prosup e Fapesp). Mestre em Dança – Programa de Pós Graduação em Dança – Universidade Federal da Bahia – PPGDanca/UFBA (2008, Fapesb/Capes). Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo – Universidade Federal do Ceará – UFC (2003), com formação, residências e estágio artísticos pelo centro em movimento – c.e.m /Lisboa (2009/10, 2011, 2013, 2015, 2016). Principais áreas de atuação: Comunicação, Arte e Cultura, com as temáticas: Crítica de Dança, Jornalismo Cultural, Dança e Televisão, Dança e Performance, Danças Contemporâneas, Estudos do Corpo e Movimento, Improvisação em Dança, Processos de Criação, Estudos Semióticos da Imagem.
CV Lattes

Juliana Lotif
Cursa doutoramento em Design na Universidade de Lisboa (2020-2023), possui Mestrado em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2003) . Atualmente é professora de Comunicação Visual no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: design de notícias, comunicação visual e design da informação.
CV Lattes

Kelsma Gomes
É relações públicas na Universidade Federal do Cariri (UFCA), mestra em comunicação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e realiza pesquisas na área de memória e culturas urbanas. Possui graduação em Artes Visuais em andamento pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí- (UESPI) (2009), possui também graduação em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) (2012). É especialista em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá -RJ.
CV Lattes

Pâmela Queiroz
Mestranda em Comunicação e Cultura (ECO – UFRJ), fotógrafa, graduada em Jornalismo (UFCA), apresentou a monografia “Cariri retinto: imagem e (re)construção dos corpos negros na comunidade quilombola de Catolé em Potengi” (2019). Atualmente pesquisa comunicação, imagem, linguagens visuais, estética, negritude e quilombos. Integrante do FIP – Grupo de Pesquisa Fotografia, Imagem e Pensamento (ECO – UFRJ) e do LIMBO – Laboratório de Imagem e Estéticas Comunicacionais (IISCA – UFCA). Revisora na revista Eco-Pós (ISSN: 2175-8689). Idealizadora do CocadaCast, podcast contemplado pelo edital SoundUpSpotify (2020-2021). Idealizadora do Projeto Cocada Preta, vinculado à Procult UFCA (2018-2019). Responsável pela fotografia de cena do longa-metragem “Verbo Ser”.
CV Lattes

Rubens Venâncio
Fotógrafo e professor do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado em Sociologia pela UFC e doutorado em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dedica-se à realização de trabalhos autorais e à pesquisa em fotografia documental, fotografia e práticas artísticas, além de organizar eventos, curadoria e ações de formação (no âmbito do ensino, pesquisa e extensão). Tem experiência na área de fotografia, teoria da imagem na arte, processos fotográficos antigos, antropologia – com ênfase em imagem, memória, ruína e poéticas do esquecimento.
CV Lattes

Tiago Coutinho
É doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem experiência na área de Comunicação, História, Literatura e Memória. Estuda a relação entre literatura e os espaços urbanos com ênfase nas políticas e narrativas de memória instituídas pelo Estado e suas instituições de saber. É professor assistente do setor de estudo Teorias da Comunicação, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
CV Lattes

Estudantes

Acácio Morais
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), com interesse em: Comunicação e cultura; Mídia e identidade; Racismo midiático; Estudos afromidiáticos; Semiótica; Estudos imagético-midiáticos. 
CV Lattes

Ana Tays do Nascimento 
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri (UFCA).  Possui interesse em imagem, edição, audiovisual, comunicação, afrofuturismo, arte e suas potencialidades. 
CV Lattes

Andressa Roque
Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal do Cariri – UFCA e fotógrafa de rua, com interesses de pesquisa em: imagem, corpo, cidade, memória e análise do discurso. 
CV Lattes

Francisca Ayanny Pereira Costa
Graduada em Letras com habilitação para a Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, e afinidade com as Literaturas Clássicas. Experiência em revisão e edição de textos ficcionais, não-ficcionais e acadêmicos, bem como na prática didática de ensino na Educação Básica. Pós-graduada em Ensino de Língua Portuguesa pela Uniasselvi. Graduanda em Jornalismo, Bacharelado, pela Universidade Federal do Cariri – UFCA.
CV Lattes

Larissa Mayara Costa de Sousa
Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri – UFCA. Tem experiência na área fotográfica e é interessada por qualquer estudo envolvendo recursos visuais, com enfoque na fotografia.
CV Lattes

Maria Gyselle Soares
Graduanda em Jornalismo na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
CV Lattes