Esta semana, de 24 a 28 de setembro, ocorreu o X Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra, evento de relevância no debate das relações étnico-raciais e propositor de abordagens antirracistas na educação.

Pesquisadorxs do Limbo estiveram presentes no evento, apresentando trabalhos no Simpósio Temático (ST) 8: Narrativas negras: imagens e som. O estudante Paulo Junior apresentou os trabalhos “Às 21h a Bahia é branca: Um estudo de caso da telenovela ‘Segundo Sol’” e “’Corra’: entre terror e suspense , um novo olhar para o racismo”. Já a docente Elane Abreu apresentou o artigo “A máscara e a cor: é possível ‘libertar’ a história das imagens por meio de imagens?”. O Simpósio reuniu outros seis trabalhos, inclusive o da estudante de jornalismo Pâmela Queiroz, da UFCA, que apresentou a pesquisa “Descolonizando olhares: a fotografia de Marcela Bonfim e Zaneli Muholi na (re)construção da imagem da negritude”, parte integrante do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

As apresentações receberam contribuições e intervenções valiosas no debate com coordenadores do ST, os pesquisadores Thiago Florêncio (URCA), André Álcman (URCA), Alexandro Oliveira (Secretaria de Educação Básica/CE) e a cineasta Catherine Murphy (Estados Unidos). Além destes, gentilmente também contribuiu a pesquisadora convidada Lesley Feracho, da Universidade da Geórgia (EUA).

Ao final dos trabalhos, foi exitosa a proposta do ST de reunir e debater estudos que abrangem “narrativas negras, tematizando o universo africano ou afrodescendente, no que se refere às expressões escrita, sonora e audiovisual”. Os anais com os trabalhos completos apresentados no evento têm previsão de publicação para janeiro de 2020.