Nos dias 29 a 31 de março de 2019, acontecerá o I Encontro de Educadorxs e Pesquisadorxs em Fotografia e Cinema, no IFMA de Alcântara, Maranhão. Em seguida, de 03 a 05 de abril de 2019, ocorrerá o IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia, na UFMA, em São Luís. Ambos os eventos são iniciativas do NUPPI, Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem, grupo de pesquisadores e realizadores que desenvolvem trabalhos acadêmicos e artísticos no campo da imagem.

O Limbo estará presente nos dois encontros, que reunirão pesquisadores, fotógrafos, cineastas, palestrantes, artistas e realizadores, promovendo intercâmbio de saberes. No primeiro evento, Elane Abreu, professora da UFCA e líder do Limbo, apresentará um relato de experiência sobre seu exercício docente na área de fotojornalismo cujo título é “UMA REGIÃO, MÚLTIPLAS IMAGENS: experiências de ensino de fotojornalismo no Cariri”. Rubens Venâncio, professor de Artes Visuais da URCA e pesquisador do grupo, apresentará o trabalho “MAPEANDO SENSÍVEIS: a fotografia no curso de Artes Visuais da URCA”.

Elane Abreu fez parte do Comitê Científico do IV Simpósio Nacional de Arte e Mídia, avaliando trabalhos do Grupo Temático “Fotografia, Cinema e Vídeo”. Neste mesmo evento, irá expor trabalho derivado de sua pesquisa de iniciação científica em conjunto com bolsistas e voluntários cujo título é “NENHUM MURO A MENOS: expressões comunicacionais inscritas em Juazeiro do Norte”, no GT “Estética, Mídia e Cultura”. Joedson Oliveira, estudante de jornalismo que também participa do Limbo, apresentará trabalho no GT “Corpo, Arte e Mídia”, intitulado “CORPO AUSENTE, IMAGEM PRESENTE: as manifestações imagéticas de Lula na mídia online durante as eleições 2018”, em co-autoria com Maria Iara e Ivan Satuf. Já Rubens Venâncio, no GT “Fotografia, Cinema e Vídeo”, vai partilhar com os presentes o trabalho “VESTÍGIOS, RUÍNAS E FOTOGRAFIAS… ou sobre alguns acontecimentos da imagem”.

As expectativas em torno dos dois eventos giram em torno da troca de experiências entre Cariri e Maranhão, bem como diálogos que estimulem parcerias e intercâmbios entre NUPPI e Limbo, pesquisadores e artistas, pensamentos e práticas. Palestras, apresentações e oficinas também atualizarão maneiras do pensar com imagens, imaginar r(existências) e potencializar narrativas.