Estão abertos processos seletivos de bolsistas para projetos de pesquisadorxs cadastradxs no Limbo. Há oportunidades para bolsas remuneradas e vagas de voluntárixs, contemplando diferentes enfoques de pesquisa a partir da Comunicação, Imagem, Memória e Narrativas midiáticas.

Abaixo estão informações acerca das seleções, por projeto e pesquisador/a.

1 (UMA) BOLSA REMUNERADA PIBIC/UFCA

Projeto: Quando encenar é enlutar-se: a produção imagético-discursiva do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto nos palcos do teatro cearense contemporâneo

Orientador: Alexandre Nunes de Sousa

Requisitos:
– Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional
– Dedicação de 12 horas semanais
– Ter currículo cadastrado na plataforma Lattes. (faça aqui: http://lattes.cnpq.br/ )
– Possuir conta-corrente em banco

Inscrição: 08 e 09/07 pelo e-mail: alexandre.nunes@ufca.edu.br
Enviar nome completo, matrícula e semestre.

Prova escrita:
Data: 10 de julho (quarta)
Horário: 15hs
Sala: G112
Tema: imagem, luto e Caldeirão da Santa Cruz do Deserto
Referência recomendada: Documentário Caldeirão Da Santa Cruz do Deserto. (https://www.youtube.com/watch?v=o9OEb94tvy4)
Resultado: 11 de julho
Entrega de documentação: até 12 de julho

Plano de trabalho do/a bolsista: Usos de imagens como mediação para o luto na cena do teatro cearense contemporâneo
Objetivos do Plano de trabalho do/a bolsista:
Objetivo geral:
Compreender os locais ocupados pelas imagens (fotografias; esculturas, gravuras) nos espetáculos O Menino fotógrafo; Reza de Maria; Nossos mortos ao articularem memória e a possibilidade do enlutamento em cena.
Objetivos específicos:
– Compreender as motivações que levaram os grupos teatrais a escolherem abordar o tema do Caldeirão da Santa Cruz do deserto.
– Analisar os significados que os integrantes dos grupos atribuem às imagens (fotografias; documentários; etc) que acessaram durante o processo de criativo dos espetáculos.
– Interpretar como se deram, nos espetáculos, os usos das imagens já existentes acerca do Caldeirão; bem como compreender a produção de outras imagens (santinhos com fotografias do/as atores/atrizes; gravuras em monóculos; etc) para a cena teatral.

1 (UMA) BOLSA REMUNERADA PIBIC/UFCA E 1 (UMA) VAGA PARA VOLUNTÁRIA/O
Seleção de bolsista e voluntária/o PIBIC para projeto de pesquisa vinculado ao grupo de pesquisa Limbo.

Projeto: (In)Visibilidades urbanas: perspectivas comunicacionais e estéticas da imagem de Juazeiro do Norte atual

Orientadora: Elane Abreu

Requisitos: estar entre terceiro e sexto semestres; ter disponibilidade de 12h semanais; e possuir currículo cadastrado na plataforma Lattes.

Processo de seleção: enviar email com título “Seleção PIBIC” para elane.abreu@ufca.edu.br até 04/07, com demonstração de interesse em participar da seleção. Em resposta ao email, será marcada entrevista em 05/07, 14h.

1 (UMA) BOLSA REMUNERADA PIBIC/UFCA
Seleção de um discente bolsista direcionada ao curso de Jornalismo para o segundo ano de realização da pesquisa – período de Agosto/2019 a Julho/2020 do projeto.

Projeto: Performances Romeiras como Dispositivos Comunicacionais

Orientador: Joubert de A. Arrais

Pré-requisitos:
+ Ter cursado com aprovação a disciplina Comunicação e Arte ministrada no semestre 2018.2 ou 2017.2;
+ Ter disponibilidade de 12 horas semanais e comprometimento com os 12 meses de vigência da bolsa;
+ Possuir Currículo Lattes cadastrado na Plataforma Lattes ( http://lattes.cnpq.br/).

As inscrições vão até 06 de julho ao meio-dia, por email (joubert.arrais@ufca.edu.br).
Para se inscrever, o/a estudante deve enviar, por email, um breve relato de intenções sobre a temática geral do projeto e sobre o interesse em participar de um projeto de iniciação científica, informando na mensagem o link do currículo Lattes; e, em anexo, colocar histórico de graduação UFCA atualizado.

Serão selecionados até 4 estudantes para a entrevista, a ser realizada na segunda-feira, 08 de julho, às 16h, em sala a ser informada por email.

Referências bibliográficas para nortear a entrevista (resenhas na internet):
PRADO, Luis Aidar Prado. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: Educ, Fapesp, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Corpo e comunicação: sintoma da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.

Projeto
“Narrativas midiáticas e datas comemorativas: disputas políticas de como se lembra o passado”

Orientador
Tiago Coutinho

Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFCA;
Não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional;
Não acumular bolsa, com exceção de bolsas de auxílio financeiro provenientes de programas de assistência estudantil.

Inscrição e seleção
Interessadas e interessados na bolsa devem enviar um e-mail para tiago.coutinho@ufca.edu.br com o título: “seleção bolsa/pibic” até as 14h do dia 08/07/2019 com nome completo, telefone de contato, semestre e os seguintes arquivos:

> Currículo Lattes em pdf
(Para quem não ainda tem currículo lattes, pode criar no seguinte link: https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/pkg_cv_estr.inicio)
> Um texto de no máximo dois parágrafos explicando porque quer participar de um projeto de Iniciação Científica

Após inscrição, os estudantes receberão um e-mail de confirmação com o horário da entrevista. As entrevistas ocorrerão no dia 09 de julho a partir das 14h na sala 58 (subsolo, bloco C). A depender da quantidade de inscritos, as entrevistas podem continuar no dia 10 de julho.

Resultado
O resultado final será divulgado até o dia 10 de julho. O estudante terá até o dia 12 de julho para entregar a seguinte documentação:

> Cópia do CPF
> Cópia do RG
> Histórico escolar atualizado com status ativo
> Cópia do cartão bancário ou de comprovante de abertura de conta corrente individual titulada
> Termo de Compromisso do PIICT assinado (o termo será entregue pelo orientador)

Dúvidas por email tiago.coutinho@ufca.edu.br