Sob coordenação de Tiago Coutinho, professor e pesquisador da UFCA, o projeto de pesquisa Jonathann Kiss: um influencer de uma geração sem internet, está com inscrições abertas até 19 de julho de 2021 para bolsista e voluntária/o que estejam matriculados no curso de Jornalismo.

A pesquisa tem como foco a biografia de Johnathann Kiss, LGBT e profissional envolvido com atividades de comunicação em Juazeiro do Norte até o ano de 2000, quando foi assassinado. A história deste personagem é atravessada pelo contexto social da cidade antes da consolidação popular da internet.

Mais informações sobre o processo seletivo estão descritas no edital abaixo.

Edital de Seleção para Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/UFCA) do Projeto: Jonathann Kiss: um influencer de uma geração sem internet 

Professor responsável: Tiago Coutinho Parente 

Vagas: 1 bolsa remunerada; 1 bolsa voluntária 

Resumo do projeto: Este projeto tem como objetivo elaborar a biografia da trajetória profissional de Jonathann Kiss. Jonathann Kiss foi um colunista social com uma grande inserção nas elites de Juazeiro do Norte. Promotor de eventos, radialista, decorador, editor de revistas e LGBT, ele fora brutalmente assassinado em 2000, aos 33 anos. Influenciador de uma geração, a história de Jonathann Kiss está espalhada na memória daqueles que conviveram com ele. Em 2020, foi sancionada a lei municipal nº 5.085, a qual denomina o Centro de Referência LGBT de Juazeiro do Norte de “João Vicente da Silva-Jonathan Kiss”. Quando, no entanto, se joga no google, o nome Jonathann Kiss, basicamente só se encontra matérias que se referem ao crime e à lei. A proposta é poder apresentar a história de Jonathann Kiss para além de seu assassinato. Pesquisar a trajetória profissional de Jonathann Kiss é um esforço de reparação com a vida desta personagem e também uma colaboração para a história dos meios de comunicação de Juazeiro do Norte no final do século XX, antes do boom da internet. A partir de sua biografia, pretendemos compreender o cotidiano da cidade de Juazeiro do Norte, partindo de duas perspectivas: a primeira envolve o cenário e algumas práticas LGBTs entre os anos 80 e 90 do século XX; a segunda relaciona o cotidiano e os hábitos sociais da elite que controlava o comércio de Juazeiro do Norte e, em especial, como se utiliza dos meios de comunicação. É uma história que, acreditamos, merece ser contata.  

Atribuições dos/das bolsistas com supervisão do orientador: Praticar entrevistas de profundidade para coletar material para a biografia; Levantar dados para a biografia em acervos pessoais e arquivos públicos; Promover debates sobre biografia, entrevistas e história oral.  

Pré-requisitos: Ser estudante no Curso de Jornalismo da UFCA e estar regularmente matriculado entre o 2º e 6º semestre e com média de conclusão igual ou superior a 7(sete); gostar de ler e pesquisar sobre biografia; gostar de jornalismo investigativo; ter interesse na pauta LGBT; ter disponibilidade de pelo menos 12 horas semanais para o projeto; não possuir vínculo empregatício ou exercer qualquer atividade profissional. 

Inscrição: Interessadas e interessados devem enviar, até as 14h do dia 19 de julho de 2021, e-mail para tiago.coutinho@ufca.edu.br com o título “Seleção PIBIC” com a seguinte documentação: carta de apresentação e motivação para participar da pesquisa (máximo 2mil caracteres), histórico escolar atualizado e telefone para contato. 

Processo seletivo: A seleção será feita a partir da análise da documentação enviada, seguida de uma entrevista com a candidata ou o candidato. Após a inscrição, o coordenador do projeto entrará em contato POR EMAIL para marcar a entrevista. As entrevistas ocorrerão via google meet. 

Resultado: O resultado será divulgado após a realização de todas as entrevistas. Quem atingir a primeira colocação ficará com a bolsa remunerada. A bolsa voluntária ficará para quem ficar na segunda colocação. 

Observação final: É vedada acumular esta bolsa com qualquer outra bolsa, com exceção de bolsas de auxílio financeiro provenientes de programas de assistência estudantil.